Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Cotingidae
 Bonaparte, 1849
Subfamília: Phytotominae
 Swainson, 1837
Espécie: P. rutila

Nome Científico

Phytotoma rutila
Vieillot, 1818

Nome em Inglês

White-tipped Plantcutter


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Corta-ramos

O Corta-ramos é uma ave da ordem Passeriformes, da família Cotingidae.

Seu nome científico significa: do (grego) phuton = planta, ramos da planta; e de tomos, temnö = aquele que corta, corte, cortar; e do (latim) rutila = dourado, vermelho, castanho-avermelhado. ⇒ (Ave) avermelhada que corta plantas ou (ave) castanha que corta ramos. “Habia dentudo” de Azara (1802–1805) (Phytotoma).

Características

Mede cerca de 55 cm. Possui a íris vermelha, um bico curto, forte e serrilhado. O macho tem a fronte e toda a parte ventral vermelha; dorso cinza, com faixas pretas na parte de trás; asas pretas com duas faixas brancas largas. A fêmea e o jovem são completamente estriados de preto.

Subespécies

Possui duas subespécies:

Alimentação

Alimenta-se de de brotos, folhas, frutos e sementes, dentre elas as sementes de molho(Schinus molle), e do fruto do Sarandi-vermelho (Phyllanthus sellowianus) e também forrageia no solo.

Reprodução

Constrói um ninho em forma de taça em árvores ou arbustos, a baixa altura, onde põe três ou quatro ovos verdes com manchas marrons.

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Encontrado, no Brasil, no extremo sudoeste do Rio Grande do Sul (municípios de Uruguaiana, Quaraí e Barra do Quaraí), principalmente na vegetação conhecida localmente como matos de espinilho, grupamentos de pequenas árvores espinhentas.

Referências

Galeria de Fotos